You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Núcleo de Psicologia do GBEFC publica recomendações para o cuidado da saúde mental na FC


O  Núcleo de Psicologia do GBEFC produziu o documento “Recomendações Brasileiras da Psicologia sobre os cuidados em Saúde Mental no contexto da Fibrose Cística”. Veja os tópicos principais:
 

1. Saúde mental como parte do cuidado integral em FC
A saúde mental deve ser abordada de forma ampliada, considerando fatores biopsicossociais. A escuta psicológica promove a autonomia e o protagonismo do paciente com FC.
 

2. Avaliação psicológica nos centros de referência
Deve considerar o ciclo de vida do paciente e seguir critérios técnicos e éticos. Utiliza fontes fundamentais e complementares como entrevistas, testes e questionários (GAD-7, PHQ-9, CFQ-R).
 

3. Avaliação de pacientes em uso de moduladores CFTR
Indicada antes e durante o tratamento: trimestral no 1º ano e anual depois. Monitorar possíveis efeitos neuropsicológicos adversos e orientar sobre a continuidade do tratamento tradicional.
 

4. Pacientes não elegíveis aos moduladores
É essencial oferecer suporte psicológico contínuo para lidar com sentimentos de exclusão e manter o engajamento com o tratamento tradicional.
 

5. Abordagens psicológicas recomendadas
A escolha teórica é livre, desde que fundamentada na ciência e na ética profissional. A atuação deve estar alinhada com a Política Nacional de Humanização.
 

6. Aplicação de triagens por não-psicólogos
Pode ser realizada por profissionais capacitados. Questionários não substituem avaliação clínica. Para menores de 12 anos, recomenda-se a Lista de Sintomas Pediátricos.
 

Acompanhe na íntegra o documento completo das recomendações, redigido por Simone Scheibe (SC), Vanessa Gimenes Gomes Brilhante (SP) e Angelita Wisnieski da Silva (PR), clicando aqui.

Veja Também

23/04/2025

Núcleo de Psicologia do GBEFC publica recomendações para o cuidado da saúde mental na FC