Realização:
ASSOBRAFIR - Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva
GBEFC - Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística
PREFÁCIO
Nos últimos anos, o diagnóstico e as condutas para o manejo da fi brose cística tiveram evolução significativa no mundo e no Brasil. Após a fundação do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC), no ano de 2003, muito se agregou na condução desta enfermidade.
Com a implantação do Registro Brasileiro de Fibrose Cística, da triagem neonatal, propiciando o diagnóstico precoce, a doação de cloridrômetros para diversos centros brasileiros e a criação de núcleos de trabalho pela nossa entidade, a sobrevida e qualidade de vida dos pacientes melhoraram signifi cativamente.
Em 2017, foram publicadas as Diretrizes Brasileiras para Fibrose Cística, que vieram nortear as condutas médicas em nosso país, com o objetivo de fornecer a todos 46 centros brasileiros de referência em fi brose cística, cadastrados no GBEFC, informações atualizadas e condizentes com a realidade brasileira.
A possibilidade de ter a genotipagem disponível, para a maioria dos pacientes registrados, também, trouxe a possiblidade de tratamento efetivo na gênese da enfermidade, e, em muitos casos, com possibilidade de ganhos expressivos no controle da doença.
Mas, pouco adiantam, as novas tecnologias e tratamentos medicamentosos efetivos, frequentemente dispendiosos, se não forem cuidadas as bases do tratamento, onde a nutrição e a fisioterapia são fundamentais no resultado final.
A fisioterapia respiratória sempre será um pilar robusto no controle da doença, e nada poderá substituí-la, sob pena de perdas progressivas da função pulmonar e descontrole da enfermidade.
Desta maneira, o núcleo multidisciplinar - fisioterapia, com o apoio do GBEFC e de eminentes fisioterapeutas brasileiros, desenvolveu esta excelente obra, ora presenteada a todos profissionais brasileiros, que se dedicam a cuidar de pacientes com fibrose cística.
Dr. Norberto Ludwig Neto
Presidente do Grupo Brasileiro de Estudos em Fibrose Cística (GBEFC)
Faça o download do documento completo clicando aqui